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Política de Cookies

Objetivo

Estabelecer as diretrizes para o gerenciamento de cookies utilizados em websites e plataformas da Instituição.

Visão Geral

Ao longo dos anos, os cookies se tornaram o método mais comum para identificar usuários e melhorar a experiência de navegação em websites, aplicativos e plataformas, pois têm a capacidade de salvar preferências de idioma, detalhes de login, de compras e, até mesmo de auxiliar na identificação do perfil comportamental de um usuário para fins publicitários. A presente política é importante por apresentar as formas de utilização de cookies pela Instituição.

1. Público-alvo

Esta política se dirige aos usuários externos das plataformas da Instituição, tais como os seus sites ou aplicativos.

2. O que são cookies?

Cookies são pequenos arquivos que são armazenados no dispositivo do usuário ao acessar websites, aplicativos e plataformas que tem a finalidade de auxiliar no funcionamento, desempenho e otimização da navegação.

Cada cookie expira após determinado período, dependendo da finalidade de seu uso. Assim como a maioria dos sites comerciais, a Instituição utiliza cookies nas páginas do seu site¸ aplicativos e plataformas.

No acesso ao site, há a necessidade de consentimento expresso para o armazenamento de cookies, conforme descrito neste documento e também na Política de Privacidade e Proteção de Dados.

3. Quais tipos de cookies são utilizados pela Instituição?

Existem diferentes tipos de cookies que podem vir a ser utilizados nas páginas do site, aplicativos e plataformas da Instituição, como por exemplo cookies próprios ou de terceiros (definidos por um servidor localizado fora do domínio das nossas plataformas). Indicamos abaixo os diferentes tipos de cookies:
• Cookies de Funcionalidade
São utilizados para habilitar determinadas funcionalidades adicionais nas plataformas da Instituição, como o armazenamento das preferências de navegação (por exemplo, seleção de nome de usuário e idioma) do usuário e preenchimento automático de formulários. Essa funcionalidade aperfeiçoa a experiência do usuário e pode ser desativada. Exemplos incluem cookies de configuração de idioma.
• Cookies de Preferência
Coletam informações sobre as escolhas e preferências do usuário, e podem ser desativados. Exemplos incluem cookies de RTP, ou cookies de personalização de conteúdo.
• Cookies de Mídias Sociais
Cookies de mídias sociais coletam informações sobre o uso de redes sociais relacionadas ao acesso às plataformas da Instituição. Exemplos incluem páginas do Facebook que usam as mídias sociais para publicidade comportamental, análises e pesquisas de mercado.
• Cookies de Análise
Cookies de análise coletam informações sobre a navegação do usuário nas plataformas da Instituição e nos permitem melhorar o funcionamento deles ou coletar dados sobre seus interesses. Os cookies de análise mostram quais são as páginas mais acessadas nas plataformas da Instituição e a eficácia da publicidade contida nestas páginas.
Isso permite à Instituição observar os padrões gerais das pessoas que acessam as suas plataformas, em vez dos usos de pessoas específicas. Tais informações também podem ser utilizadas para mensurar a quantidade de tráfego nas plataformas da Instituição. Exemplos incluem a utilização das ferramentas Optimizely e Google Analytics.
• Cookies de Segmentação
Cookies de segmentação podem ser utilizados para promover os serviços da Instituição em sites de terceiros. Assim, a visitação de alguma das plataformas da Instituição, poderá resultar, no futuro, na visualização de anúncios em sites e plataformas de terceiros.
Os cookies fornecidos por terceiros auxiliam a Instituição a acompanhar o desempenho de seus anúncios, armazenando informação acerca de quais navegadores visitaram as plataformas da Instituição.
A Instituição possui parceria com redes de publicidade que podem coletar endereços IP e outras informações em seus sites, e-mails e em sites externos, criando redes de anúncios que seguem as atividades online do usuário ao longo do tempo, coletando informações de navegação através de meios automatizados, incluindo a utilização de cookies. Exemplos incluem a utilização das ferramentas AdRoll e Google Analytics.

4. Finalidade do uso dos cookies

A Instituição pode vir a utilizar os cookies nas páginas do site, aplicativos e plataformas da Instituição para os seguintes fins:

5. Como gerenciar os cookies utilizados pela Instituição

O usuário não é obrigado a aceitar a utilização de todos os cookies, somente os que são essenciais para o funcionamento correto das páginas do site, aplicativos e plataformas da Instituição. Desta forma, é possível a remoção ou desabilitação dos cookies utilizados no momento do acesso no website da Instituição, através de um botão de opt-out que será mostrado na tela.

É possível também desabilitar ou gerenciar os cookies através das configurações do navegador utilizado para acessar as plataformas da Instituição. Deve-se proceder com a consulta da documentação de configuração do navegador, pois as etapas normalmente variam conforme o navegador utilizado.

A permissão do uso de cookies garante uma experiência mais estável ao usuário na utilização das plataformas da Instituição. Portanto, a desabilitação de cookies de qualquer maneira poderá afetar negativamente o acesso às plataformas e websites da Instituição.

É possível consultar mais informações sobre cookies acessando: aboutcookies.org

Confira aqui nossa Política de Privacidade

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Pagamentos com criptomoedas crescerão quase 200% até 2030

27 de novembro de 2024
Poder 360

Além de serem ativos para investimento, as criptomoedas conquistam cada vez mais adeptos no uso cotidiano, com a realização de pagamentos para produtos e serviços. Transações desse tipo movimentaram US$ 1,62 bilhão globalmente em 2023 e devem chegar a US$ 4,81 bilhões em todo o mundo em 2030, conforme a plataforma de dados Statista. A estimativa representa um crescimento de quase 200% nos valores.

Os estabelecimentos que aceitam pagamentos com cripto estão em todos os continentes e, junto aos caixas eletrônicos de criptomoedas, são 32.647 no mundo, segundo o CoinMap (acesso em novembro de 2024), plataforma que mapeia esses locais.

Nesse cenário global, o uso das moedas digitais pode ser feito em pagamentos de estabelecimentos como farmácias, restaurantes, hotéis e empresas de venda de passagens aéreas. Entre as vantagens, segundo a indústria de criptomoedas, estão as taxas menores em relação a outros meios de pagamento e a agilidade na liquidação das transações.

A rede de fast food Burger King, por exemplo, aceita moedas digitais na Alemanha, Holanda e Venezuela. Já a KFC, rede norte-americana famosa pelo frango frito, recebe criptomoedas nas lojas do Canadá. As informações estão no Crypto Adoption Report, da Traders of Crypto, de 2022.

O Brasil se destaca nesse cenário, conforme o ranking do BTC Map com as cidades que mais aceitam pagamentos com bitcoin. O sistema aponta os locais onde há serviços e comércio que recebem com esse tipo de moeda digital, a mais popular entre as quase 10.000 existentes.

O país tem 3 cidades na listagem. Ocupando o 1º lugar global está Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, com 200 estabelecimentos. Porto Alegre ocupa o 3º lugar no mundo, com 112 lojas, e São Paulo, o 8º, com 54 estabelecimentos.

O pequeno município de Rolante, com cerca de 21.300 habitantes, adotou o bitcoin em larga escala como meio de pagamento. Atualmente, os locais que aceitam a moeda digital vão de lojas de roupas e calçados, barbearias, restaurantes, cartórios a serviços de diarista.

O município, que fica a 110 km de Porto Alegre, passou a organizar ainda o Bitcoin Spring Festival, evento com palestras e networking, mas também com atrações musicais e gastronomia. A 1ª edição foi realizada em 2023.

O uso das moedas digitais para pagamento no Brasil também já alcançou a gestão pública. Em 2022, a prefeitura do Rio de Janeiro autorizou o pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) usando criptomoedas a partir de 2023. A possibilidade, prevista em decreto, depende do cadastramento das empresas especializadas no setor junto à prefeitura.

“Estamos apenas no começo de uma nova era de pagamentos. As criptomoedas não são apenas uma alternativa. Representam uma transformação na forma como as pessoas interagem com o dinheiro no dia a dia”, afirmou Guilherme Nazar, vice-presidente da Binance para a América Latina.  A corretora é a maior de moedas digitais por volume do mundo, conforme a CoinMarketCap.

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